Ciência da Computação

Atue em projetos com modelagem matemática, algoritmos de otimização e IA. Desenvolva aplicações de linguagem natural, implante deep learning e explore IA generativa em ambientes de alto desempenho.

Processo Seletivo 2025

Saiba como usar técnicas avançadas de computação para resolver problemas complexos.

Nosso objetivo é formar Cientistas com uma sólida formação em Computação e Matemática, capacitados para construir soluções de propósito geral, construção de arquiteturas de software de última geração para sistemas de computação inteligentes, e gerar conhecimento científico-tecnológico e inovação. No Inteli, além das competências acadêmicas, incentivamos nossos alunos a estender suas habilidades à medida que a área avança, buscando sempre os melhores resultados com criatividade, senso crítico e ética.

Durante essa incrível jornada de aprendizado, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão de negócios em áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, supply chain, logística e people analytics, bem como desenvolver competências socioemocionais.

Habilidades e Competências

  • Definir os conceitos fundamentais de Computação para o desenvolvimento de software, hardware e suas aplicações. 
  • Especificar, projetar, implementar e avaliar sistemas de computação com qualidade em todas as etapas. 
  • Gerenciar projetos de sistemas computacionais e resolver problemas de forma eficiente. 
  • Desenvolver algoritmos e métodos para análise e avaliação, reconhecendo a importância do pensamento computacional em diversas áreas. 
  • Demonstrar uma visão interdisciplinar e inovadora da Computação, além de habilidades em autoaprendizagem, colaboração e comunicação.

Ano 1

Currículo comum de todos os cursos

No primeiro ano você desenvolverá projetos de tecnologia comuns a todos os cursos.

Ano 2

Currículo específico do curso escolhido

A partir do segundo ano você desenvolverá projetos específicos do curso que escolheu

Ano 3

Currículo em tempo parcial

No terceiro ano você pode iniciar os estágios em meio período

Ano 4

Aceleração de carreira

No quarto ano você escolhe em qual trilha realizar seus projetos: empreendedora, acadêmica ou corporativa.

Nossos alunos estagiam nas melhores empresas

O que você precisa saber

Bacharelado em Ciência da Computação

Duração:

4 anos

Carga Horária:

4000 Horas

Modalidade:

Presencial

Investimento :

R$6.770,00

(Janeiro de 2024)

40 vagas anuais

Conceito Nota 4 no MEC*

Programa de Bolsas de Estudos

*Portaria nº 1124, de 05/10/2021, publicada no D.O.U. nº 190, de 06/10/2021, Seção 1, página 204.

Grade

Curricular

Ano 1 Currículo comum a todos os estudantes

Projeto 1

Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas

Matemática

  • Funções
  • Limites
  • Derivadas
  • Vetores
  • Cinemática
  • Momento Linear e Colisões

Computação

  • Introdução à Programação (Javascript)
  • Programação Orientada a Objetos 
  • Máquinas de Estado
  • Qualidade de Software

Design

  • Design Thinking
  • Game Design
  • Concept Art
  • Narrativas
  • Level Design
  • Sound Design

Negócios

  • Mercado de Games
  • Análise SWOT
  • Canvas de Proposta de Valor
  • Análise de Riscos
  • Pitch e Pitch Deck

Liderança

  • Representatividade e Diversidade
  • Objetivos Individuais e de Grupo
  • Apresentações em público

Projeto 2

Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas

Matemática

  • Integral Indefinida
  • Integral Definida
  • Integração Numérica
  • Lógica Proposicional
  • Grafos, Árvores
  • Estatística Descritiva

Computação

  • Bancos de Dados 
  • Padrão MVC
  • HTML, CSS, Javascript
  • Node.js
  • Testes Unitários
  • Fundamentos de Redes

Design

  • Personas
  • Prototipação
  • Design de Interfaces
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Testes com Usuários

Negócios

  • Ciclo de Vida do Produto
  • Design Thinking
  • 4 P’s do Marketing
  • Branding
  • PMI, PMBok, Agile

Liderança

  • Liderança em situações de conflito
  • Vieses Cognitivos
  • Empatia

Projeto 3

Lógica para predição com Inteligência Artificial – Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.

Matemática

  • Funções de várias variáveis
  • Derivadas Parciais
  • Integral Múltipla
  • Probabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Transformações Lineares

Computação

  • Linguagem Python, Pandas, Numpy
  • Pré-Processamento
  • Feature Engineering
  • Aprendizado Supervisionado e Não Supervisionado
  • Explicabilidade 

Design

  • Jornada do Usuário
  • Visualização de Dados
  • Storytelling com Dados

Negócios

  • LGPD
  • Governança de Dados
  • Governança Corporativa
  • Cultura e Design Organizacional

Liderança

  • Ética
  • Feedbacks
  • Vulnerabilidade

Projeto 4

Solução para IoT – Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.

Matemática

  • Campos vetoriais, Gradiente
  • Derivada Direcional
  • Séries de Potência
  • Campo Elétrico
  • Resistores / Capacitores
  • Eletromagnetismo

Computação

  • Eletrônica Básica
  • Sensores e Atuadores
  • Microcontroladores
  • Comunicação à Distância
  • Dashboards
  • Segurança

Design

  • Storyboard
  • Design de Interação
  • Interusabilidade
  • Fabricação Digital

Negócios

  • Indústria 4.0
  • KPIs
  • Juros e Fluxo de Caixa
  • Indicadores financeiros
  • Ciclo de funding de startups

Liderança

  • Impactos Ambientais das Tecnologias
  • Técnicas de Feedback
  • Segurança Psicológica
Ano 2 Escolha do Curso

Projeto 5

Solução de alto desempenho usando grafos – Solução que utiliza estruturas e técnicas em grafos para melhorar a tomada de decisões e otimização em cenários do mundo real.

Matemática

  • Teoria dos Grafos
  • Redes de fluxo
  • Lógica formal
  • Demonstração de correção
  • Indução matemática

Computação

  • Estrutura de dados
  • Tipos abstratos de dados
  • Algoritmos em grafos
  • Análise de algoritmos
  • Ordenação topológica
  • Caminhos mínimos
  • Árvore geradora mínima

UX e IHC

  • Representação de dados
  • Animação e interatividade
  • Ferramentas para visualização de grafos
  • Testes de usabilidade

Negócios

  • Mercados e tendências em supply chain
  • Aplicações inovadoras em supply chain
  • Políticas econômicas
  • Produtos financeiros e mercado de capitais

Liderança

  • Construção de times colaborativos e diversos
  • Storytelling na liderança
  • Valores, fatos e opiniões

Projeto 6

Otimização combinatória e pesquisa operacional – Aplicação de algoritmos de programação linear e inteira para resolver problemas de otimização em empresas a fim de maximizar lucros (ou reduzir custos) ou tornar ótimo o uso de recursos escassos.

Matemática

  • Modelagem de problemas de otimização
  • Programação linear
  • Método simplex
  • Dualidade e análise de sensibilidade
  • Teoria das filas

Computação

  • Algoritmos de programação linear e inteira e mista
  • Programação dinâmica
  • Busca local e Backtracking
  • Algoritmos gulosos
  • Scheduling, Routing, Decomposition Techniques
  • Teoria da computação

UX e IHC

  • Representação geométrica e animação gráfica
  • Representação gráfica 3D

Negócios

  • Supply chain global, geopolítica e o Global Supply  Chain Pressure Index
  • Satisfação, reputação e fidelidade
  • Gerenciamento de funil de leads

Liderança

  • Argumentação, falácias e correlações espúrias
  • Negociação: eu e o outro
  • Ética e gestão do conhecimento

Projeto 7

Aplicação escalável em sistemas distribuídos – Sistema com alta escalabilidade, disponibilidade, distribuído e baseado em microsserviços para resolver problemas reais.

Matemática

  • Métricas de escalabilidade
  • Métricas de  confiabilidade

Computação

  • Redes de computadores 
  • Computação em nuvem
  • Infraestrutura como código
  • Desenvolvimento servless
  • Engenharia de Requisitos
  • Arquitetura de Software
  • Modelagem de banco de dados

UX e IHC

  • User Research
  • Arquitetura da informação: fundamentos e métodos
  • Arquitetura de Informação: do diagrama de contexto ao design de interface

Negócios

  • Proposta de valor do uso de plataformas em nuvem
  • Gestão de escalabilidade de negócios digitais
  • Contabilidade gerencial e de custos
  • Balanço patrimonial

Liderança

  • Segurança Psicológica
  • Feedback
  • Técnicas de Experimentação
  • Human-Centered Design como abordagem de gestão
  • Agenda 2030 e ODS

Projeto 8

IDE para acessibilidade em dispositivos sensoriais – IDE (Integrated Development Environment) cuja interface permite a programação de terapias ou atividades assistidas utilizando sensores apropriados.

Matemática

  • Teoria dos números e aritmética modular
  • Secure Hash Algorithms (SHA)
  • Criptografia simétrica
  • Criptografia de chave pública e RSA

Computação

  • Linguagens formais e autômatos
  • Compiladores
  • Máquina de Turing
  • Arquitetura de computadores
  • Sistemas operacionais

UX e IHC

  • Ergonomia, acessibilidade e Design de Interação em IDE
  • IHC e Design Inclusivo em IDEs para embarcados
  • Integração de IDEs na Potencialização das AVDs

Negócios

  • Reflexões sobre o terceiro setor
  • Negócios sociais
  • Economia da inovação
  • Inovação radical e disruptiva
  • Transformação digital e inovação aberta

Liderança

  • Relações e hierarquias impactam a tomada de decisões?
  • Gestão do conhecimento
  • Networking: como criar redes de relacionamento profissional.
Ano 3 Curso + Estágio

Projeto 9

Sistema de deep learning aplicado à visão computacional – Criação de modelos que utilizem Redes Neurais Convolucionais (CNNs) e Transfer Learning para resolver desafios em Visão Computacional a fim de aprimorar a precisão e a eficiência na análise de imagens.

Matemática

  • Derivadas Parciais
  • Funções de várias variáveis
  • Gradiente descendente
  • Perceptron multicamadas
  • Regra da cadeia

Computação

  • Processamento de Imagens
  • Redes Neurais Convolucionais (CNNs)
  • Detecção de objetos
  • Segmentação de imagens
  • Pose estimation
  • Transfer Learning
  • Data augmentation
  • Otimização e Regularização de Modelos

Negócios

  • Organizações Orientadas por Dados
  • Análise e Avaliação de Desempenho – Analytics
  • Desenvolvimento de Talentos
  • Gestão da Mudança
  • Direitos e Deveres Trabalhistas

Liderança

  • Discursos engajadores
  • Direitos Humanos e as relações organizacionais
  • Alinhamento Organizacional e entrega de valor

Projeto 10

Aplicação de redes neurais em aprendizado por reforço

Desenvolvimento de agentes que otimizam ações sequenciais em ambientes incertos, com aprendizado por reforço para resolver problemas complexos de tomada de decisões.

Matemática

  • Estatística Bayesiana
  • Estatística e Probabilidade
  • Otimização
  • Teoria da Informação

Computação

  • Métodos de Monte Carlo
  • Processos de Decisão de Markov
  • Métodos de diferença temporal
  • Políticas e estratégias  em aprendizado por reforço
  • Exploração e Explotação.
  • Computação paralela.
  • Programação em GPU.

Negócios

  • Estratégias de Negócios com IA
  • Fusões e aquisições em tempos de IA
  • Estruturas corporativas e acordos de acionistas
  • Produtividade

Liderança

  • Técnicas de influência e argumentação
  • Ética organizacional e os limites das ações individuais
  • Influência e design de experiência

Projeto 11

Sistema de processamento de linguagem natural com IA generativa – Solução em NLP e IA generativa para compreender, interpretar e gerar linguagem humana em aplicações organizacionais.

Matemática

  • Análise de Agrupamento: medidas de proximidade
  • Álgebra linear em word embeddings
  • Ganho de Informação e Entropia no contexto do aprendizado de máquina
  • Análise de Séries Temporais

Computação

  • Redes Neurais Recorrentes (RNNs)
  • Large Language Models (LLMs)
  • Transfer learning
  • Computação paralela em cluster
  • Paradigmas e linguagens de programação

Negócios

  • Impacto de IA generativa nas empresas
  • Gestão ambiental
  • Sustentabilidade
  • Frameworks para implementação da estratégias de negócios

Liderança

  • O impacto positivo que os líderes podem buscar
  • Desvendando o Poder do Hábito
  • Como líderes desenvolvem e monitoram experimentos

Projeto 12

Tendências e Atualizações

Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Ano 4 Curso + Estágio

Trilha de Empreendedorismo 

  • Criação e aceleração de startups
  • Imersões no ecossistema empreendedor
  • Conexão com mentores e investidores de venture capital

Trilha Corporativa

  • Projetos de consultoria para corporações
  • Imersões empresariais
  • Preparação para processos seletivos e de trainee em grandes empresas

Trilha Acadêmica

  • Construção de projetos de pesquisa
  • Elaboração de artigos científicos
  • Preparação para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Atividades complementares

Carga horária: 400 horas

Carga horária total

4000 horas

Grade

Curricular

Projeto 1

Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas

Matemática/Física

  • Funções
  • Limites
  • Derivadas
  • Vetores
  • Cinemática
  • Momento Linear e Colisões

Computação

  • Introdução à Programação (Javascript)
  • Programação Orientada a Objetos 
  • Máquinas de Estado
  • Qualidade de Software

Design

  • Design Thinking
  • Game Design
  • Concept Art
  • Narrativas
  • Level Design
  • Sound Design

Negócios

  • Mercado de Games
  • Análise SWOT
  • Canvas de Proposta de Valor
  • Análise de Riscos
  • Pitch e Pitch Deck

Liderança

  • Representatividade e Diversidade
  • Objetivos Individuais e de Grupo
  • Apresentações em público

Projeto 2

Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas

Matemática/Física

  • Integral Indefinida
  • Integral Definida
  • Integração Numérica
  • Lógica Proposicional
  • Grafos, Árvores
  • Estatística Descritiva

Computação

  • Bancos de Dados 
  • Padrão MVC
  • HTML, CSS, Javascript
  • Node.js
  • Testes Unitários
  • Fundamentos de Rede

Design

  • Personas
  • Prototipação
  • Design de Interfaces
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Testes com Usuários

Negócios

  • Ciclo de Vida do Produto
  • Design Thinking
  • 4 P’s do Marketing
  • Branding
  • PMI, PMBok, Agile

Liderança

  • Liderança em situações de conflito
  • Vieses Cognitivos
  • Empatia

Projeto 3

Lógica para predição com Inteligência Artificial – Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.

Matemática/Física

  • Funções de várias variáveis
  • Derivadas Parciais
  • Integral Múltipla
  • Probabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Transformações Lineares

Computação

  • Linguagem Python, Pandas, Numpy
  • Pré-Processamento
  • Feature Engineering
  • Aprendizado Supervisionado e Não Supervisionado
  • Explicabilidade 

Design

  • Jornada do Usuário
  • Visualização de Dados
  • Storytelling com Dados

Negócios

  • LGPD
  • Governança de Dados
  • Governança Corporativa
  • Cultura e Design Organizacional

Liderança

  • Ética
  • Feedbacks
  • Vulnerabilidade

Projeto 4

Solução para IoT – Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.

Matemática/Física

  • Campos vetoriais, Gradiente
  • Derivada Direcional
  • Séries de Potência
  • Campo Elétrico
  • Resistores / Capacitores
  • Eletromagnetismo

Computação

  • Eletrônica Básica
  • Sensores e Atuadores
  • Microcontroladores
  • Comunicação à Distância
  • Dashboards
  • Segurança

Design

  • Storyboard
  • Design de Interação
  • Interusabilidade
  • Fabricação Digital

Negócios

  • Indústria 4.0
  • KPIs
  • Juros e Fluxo de Caixa
  • Indicadores financeiros
  • Ciclo de funding de startups

Liderança

  • Impactos Ambientais das Tecnologias
  • Técnicas de Feedback
  • Segurança Psicológica

Projeto 5

Solução de alto desempenho usando grafos – Solução que utiliza estruturas e técnicas em grafos para melhorar a tomada de decisões e otimização em cenários do mundo real.

Matemática

  • Teoria dos Grafos
  • Redes de fluxo
  • Lógica formal
  • Demonstração de correção
  • Indução matemática

Computação

  • Estrutura de dados
  • Tipos abstratos de dados
  • Algoritmos em grafos
  • Análise de algoritmos
  • Ordenação topológica
  • Caminhos mínimos
  • Árvore geradora mínima

UX e IHC

  • Representação de dados
  • Animação e interatividade
  • Ferramentas para visualização de grafos
  • Testes de usabilidade

Negócios

  • Mercados e tendências em supply chain
  • Aplicações inovadoras em supply chain
  • Políticas econômicas
  • Produtos financeiros e mercado de capitais

Liderança

  • Construção de times colaborativos e diversos
  • Storytelling na liderança
  • Valores, fatos e opiniões

Projeto 6

Otimização combinatória e pesquisa operacional – Aplicação de algoritmos de programação linear e inteira para resolver problemas de otimização em empresas a fim de maximizar lucros (ou reduzir custos) ou tornar ótimo o uso de recursos escassos.

Matemática

  • Modelagem de problemas de otimização
  • Programação linear
  • Método simplex
  • Dualidade e análise de sensibilidade
  • Teoria das filas

Computação

  • Algoritmos de programação linear e inteira e mista
  • Programação dinâmica
  • Busca local e Backtracking
  • Algoritmos gulosos
  • Scheduling, Routing, Decomposition Techniques
  • Teoria da computação

UX e IHC

  • Representação geométrica e animação gráfica
  • Representação gráfica 3D

Negócios

  • Supply chain global, geopolítica e o Global Supply  Chain Pressure Index
  • Satisfação, reputação e fidelidade
  • Gerenciamento de funil de leads

Liderança

  • Argumentação, falácias e correlações espúrias
  • Negociação: eu e o outro
  • Ética e gestão do conhecimento

Projeto 7

Aplicação escalável em sistemas distribuídos – Sistema com alta escalabilidade, disponibilidade, distribuído e baseado em microsserviços para resolver problemas reais.

Matemática

  • Métricas de escalabilidade
  • Métricas de  confiabilidade

Computação

  • Redes de computadores 
  • Computação em nuvem
  • Infraestrutura como código
  • Desenvolvimento servless
  • Engenharia de Requisitos
  • Arquitetura de Software
  • Modelagem de banco de dados

UX e IHC

  • User Research
  • Arquitetura da informação: fundamentos e métodos
  • Arquitetura de Informação: do diagrama de contexto ao design de interface

Negócios

  • Proposta de valor do uso de plataformas em nuvem
  • Gestão de escalabilidade de negócios digitais
  • Contabilidade gerencial e de custos
  • Balanço patrimonial

Liderança

  • Segurança Psicológica
  • Feedback
  • Técnicas de Experimentação
  • Human-Centered Design como abordagem de gestão
  • Agenda 2030 e ODS

Projeto 8

IDE para acessibilidade em dispositivos sensoriais – IDE (Integrated Development Environment) cuja interface permite a programação de terapias ou atividades assistidas utilizando sensores apropriados.

Matemática

  • Teoria dos números e aritmética modular
  • Secure Hash Algorithms (SHA)
  • Criptografia simétrica
  • Criptografia de chave pública e RSA

Computação

  • Linguagens formais e autômatos
  • Compiladores
  • Máquina de Turing
  • Arquitetura de computadores
  • Sistemas operacionais

UX e IHC

  • Ergonomia, acessibilidade e Design de Interação em IDE
  • IHC e Design Inclusivo em IDEs para embarcados
  • Integração de IDEs na Potencialização das AVDs

Negócios

  • Reflexões sobre o terceiro setor
  • Negócios sociais
  • Economia da inovação
  • Inovação radical e disruptiva
  • Transformação digital e inovação aberta

Liderança

  • Relações e hierarquias impactam a tomada de decisões?
  • Gestão do conhecimento
  • Networking: como criar redes de relacionamento profissional.

Projeto 9

Sistema de deep learning aplicado à visão computacional – Criação de modelos que utilizem Redes Neurais Convolucionais (CNNs) e Transfer Learning para resolver desafios em Visão Computacional a fim de aprimorar a precisão e a eficiência na análise de imagens.

Matemática

  • Derivadas Parciais
  • Funções de várias variáveis
  • Gradiente descendente
  • Perceptron multicamadas
  • Regra da cadeia

Computação

  • Processamento de Imagens
  • Redes Neurais Convolucionais (CNNs)
  • Detecção de objetos
  • Segmentação de imagens
  • Pose estimation
  • Transfer Learning
  • Data augmentation
  • Otimização e Regularização de Modelos

Negócios

  • Organizações Orientadas por Dados
  • Análise e Avaliação de Desempenho – Analytics
  • Desenvolvimento de Talentos
  • Gestão da Mudança
  • Direitos e Deveres Trabalhistas

Liderança

  • Discursos engajadores
  • Direitos Humanos e as relações organizacionais
  • Alinhamento Organizacional e entrega de valor

Projeto 10

Aplicação de redes neurais em aprendizado por reforço – Desenvolvimento de agentes que otimizam ações sequenciais em ambientes incertos, com aprendizado por reforço para resolver problemas complexos de tomada de decisões.

Matemática

  • Estatística Bayesiana
  • Estatística e Probabilidade
  • Otimização
  • Teoria da Informação

Computação

  • Métodos de Monte Carlo
  • Processos de Decisão de Markov
  • Métodos de diferença temporal
  • Políticas e estratégias  em aprendizado por reforço
  • Exploração e Explotação.
  • Computação paralela.
  • Programação em GPU.

Negócios

  • Estratégias de Negócios com IA
  • Fusões e aquisições em tempos de IA
  • Estruturas corporativas e acordos de acionistas
  • Produtividade

Liderança

  • Técnicas de influência e argumentação
  • Ética organizacional e os limites das ações individuais
  • Influência e design de experiência

Projeto 11

Sistema de processamento de linguagem natural com IA generativa – Solução em NLP e IA generativa para compreender, interpretar e gerar linguagem humana em aplicações organizacionais.

Matemática

  • Análise de Agrupamento: medidas de proximidade
  • Álgebra linear em word embeddings
  • Ganho de Informação e Entropia no contexto do aprendizado de máquina
  • Análise de Séries Temporais

Computação

  • Redes Neurais Recorrentes (RNNs)
  • Large Language Models (LLMs)
  • Transfer learning
  • Computação paralela em cluster
  • Paradigmas e linguagens de programação

Negócios

  • Impacto de IA generativa nas empresas
  • Gestão ambiental
  • Sustentabilidade
  • Frameworks para implementação da estratégias de negócios

Liderança

  • O impacto positivo que os líderes podem buscar
  • Desvendando o Poder do Hábito
  • Como líderes desenvolvem e monitoram experimentos

Projeto 12

Tendências e Atualizações – Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Trilha de Empreendedorismo 

  • Criação e aceleração de startups
  • Imersões no ecossistema empreendedor
  • Conexão com mentores e investidores de venture capital

Trilha Corporativa

  • Projetos de consultoria para corporações
  • Imersões empresariais
  • Preparação para processos seletivos e de trainee em grandes empresas

Trilha Acadêmica

  • Construção de projetos de pesquisa
  • Elaboração de artigos científicos
  • Preparação para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Atividades complementares

(Carga Horária – 400 horas)

Carga horária total

4000 horas

Aprenda com os melhores

Coordenadora do Curso:

Ana Cristina dos Santos

Licenciada em Matemática pela UNESP de Presidente Prudente.

Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC – USP de São Carlos.

Doutora em Engenharia Biomédica pela POLI – USP de São Paulo.

Atua como professora, coordenadora de cursos e coordenadora acadêmica de cursos de graduação na área de computação.

Professora e coordenadora de cursos de Pós-Graduação na área de Ciência de Dados e Engenharia de Software.

Fundadora da empresa AiiA Serviços & Soluções de capacitação e consultoria em TI.

Diretora acadêmica:

Flávia Santoro

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora e Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sabáticos na Université Pierre et Marie Curie, França (2004-2005) e Queensland University of Technology, Austrália.

Trabalha há 20 anos como professora, coordenadora de cursos e pesquisadora em Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com foco em Gestão de Processos de Negócios, Processos Intensivos em Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Sistemas Colaborativos e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Possui mais de 250 publicações com diversos resultados práticos.

Corpo Docente