Engenharia de Software

Projete e gerencie softwares com ciência, técnica e ética. Domine a análise de requisitos, o design de sistemas, testes e manutenção. Utilize metodologias ágeis e técnicas de qualidade para criar soluções inovadoras, como cloud computing, aplicativos móveis, automação por voz, e DevOps.

Processo Seletivo 2025

Seja o Engenheiro, não o robô

Nosso objetivo é formar engenheiros aptos a aplicar técnicas de engenharia de software em empreendimentos destinados a mercados locais e globais. Com uma base sólida em fundamentos científicos, técnicos e éticos, nossos alunos são preparados para intervir positivamente em todas as etapas de desenvolvimento nas empresas produtoras de software.

Durante essa incrível jornada de aprendizado, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão de negócios em áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, marketing digital e people analytics, além de trabalhar as suas competências socioemocionais.

Habilidades e Competências

Utilizar fundamentos matemáticos, computacionais e de produção para a criação de sistemas de software de qualidade;

Compreender e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução, avaliação, integração e manutenção de software;

Analisar e selecionar tecnologias adequadas para a construção de software;

Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos, que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas, individualmente e/ou em equipe;

Conceber, aplicar e validar princípios, padrões, boas práticas e modelos no desenvolvimento de software;

Participar e gerenciar projetos pertinentes à Engenharia de Software, conciliando objetivos conflitantes, com limitações de custos, tempo e com análise de riscos;

Identificar novas oportunidades de negócios e inovar nas áreas de atuação da Engenharia de Software;

Demonstrar habilidade de autoaprendizagem, colaboração e comunicação.

Ano 1

Currículo comum de todos os cursos

No primeiro ano você desenvolverá projetos de tecnologia comuns a todos os cursos.

Ano 2

Currículo específico do curso escolhido

A partir do segundo ano você desenvolverá projetos específicos do curso que escolheu

Ano 3

Currículo em tempo parcial

No terceiro ano você pode iniciar os estágios em meio período

Ano 4

Aceleração de carreira

No quarto ano você escolhe em qual trilha realizar seus projetos: empreendedora, acadêmica ou corporativa.

Nossos alunos estagiam nas melhores empresas

O que você precisa saber

Bacharelado em Engenharia de Software

Duração:

4 anos

Carga Horária:

4000 Horas

Modalidade:

Presencial

Investimento :

R$6.770,00

(Referente a 2024)

40 vagas anuais

Conceito Nota 4 no MEC*

Programa de Bolsas de Estudos

*Portaria nº 1124, de 05/10/2021, publicada no D.O.U. nº 190, de 06/10/2021, Seção 1, página 204.

Grade

Curricular

Ano 1 Currículo comum a todos os estudantes

Projeto 1

Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas

Matemática/ Física

  • Funções
  • Limites
  • Derivadas
  • Vetores
  • Cinemática
  • Momento Linear e Colisões

Computação

  • Introdução à Programação (Javascript)
  • Programação Orientada a Objetos 
  • Máquinas de Estado
  • Qualidade de Software

Design

  • Design Thinking
  • Game Design
  • Concept Art
  • Narrativas
  • Level Design
  • Sound Design

Negócios

  • Mercado de Games
  • Análise SWOT
  • Canvas de Proposta de Valor
  • Análise de Riscos
  • Pitch e Pitch Deck

Liderança

  • Representatividade e Diversidade
  • Objetivos Individuais e de Grupo
  • Apresentações em público

Projeto 2

Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas

Matemática/ Física

  • Integral Indefinida
  • Integral Definida
  • Integração Numérica
  • Lógica Proposicional
  • Grafos, Árvores
  • Estatística Descritiva

Computação

  • Bancos de Dados 
  • Padrão MVC
  • HTML, CSS, Javascript
  • Node.js
  • Testes Unitários
  • Fundamentos de Redes

Design

  • Personas
  • Prototipação
  • Design de Interfaces
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Testes com Usuários

Negócios

  • Ciclo de Vida do Produto
  • Design Thinking
  • 4 P’s do Marketing
  • Branding
  • PMI, PMBok, Agile

Liderança

  • Liderança em situações de conflito
  • Vieses Cognitivos
  • Empatia

Projeto 3

Lógica para predição com Inteligência Artificial

Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.

Matemática/Física

  • Funções de várias variáveis
  • Derivadas Parciais
  • Integral Múltipla
  • Probabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Transformações Lineares

Computação

  • Linguagem Python, Pandas, Numpy
  • Pré-Processamento
  • Feature Engineering
  • Aprendizado Supervisionado e Não Supervisionado
  • Explicabilidade 

Design

  • Jornada do Usuário
  • Visualização de Dados
  • Storytelling com Dados

Negócios

  • LGPD
  • Governança de Dados
  • Governança Corporativa
  • Cultura e Design Organizacional

Liderança

  • Ética
  • Feedbacks
  • Vulnerabilidade

Projeto 4

Solução para IoT – Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.

Matemática/ Física

  • Campos vetoriais, Gradiente
  • Derivada Direcional
  • Séries de Potência
  • Campo Elétrico
  • Resistores / Capacitores
  • Eletromagnetismo

Computação

  • Eletrônica Básica
  • Sensores e Atuadores
  • Microcontroladores
  • Comunicação à Distância
  • Dashboards
  • Segurança

Design

  • Storyboard
  • Design de Interação
  • Interusabilidade
  • Fabricação Digital

Negócios

  • Indústria 4.0
  • KPIs
  • Juros e Fluxo de Caixa
  • Indicadores financeiros
  • Ciclo de funding de startups

Liderança

  • Impactos Ambientais das Tecnologias
  • Técnicas de Feedback
  • Segurança Psicológica
Ano 2 Escolha do Curso

Projeto 5

Serviços em Cloud Computing – Análise e projeto de software para resolver problemas complexos utilizando arquitetura de sistemas em nuvem com foco na eficiência operacional e na confiabilidade, empregando testes de usuários e bancos de dados relacionais, dentro de um contexto digital global e interconectado.

Matemática/ Física

  • Cálculo diferencial e integral
  • Derivação e suas aplicações
  • Funções de uma variável
  • Funções de várias variáveis

Computação

  • Arquitetura de dados em nuvem
  • Análise de complexidade de algoritmos
  • Banco de dados
  • Arquitetura da informação

UX

  • Design System
  • IHC
  • User experience
  • Usabilidade
  • Prototipação

Negócios

  • Estratégia e inovação
  • Gerenciamento financeiro
  • Papel das atividades econômicas na tecnologia em nuvem
  • Estratégia e gestão de serviços de TI 
  • Produtividade

Liderança

  • Valores, fatos e opiniões
  • Construção de times colaborativos e diversos
  • Storytelling na liderança

Projeto 6

Análise de processos de negócios como base para projetar arquiteturas orientadas a serviços (SOA). Desenvolvimento de soluções utilizando programação orientada a objetos e desenvolvimento dirigido por testes, fundamentados em padrões de design e qualidade de código, para explorar o universo de sistemas de recomendação para dispositivos móveis.

Matemática/ Física

  • Autovalores e autovetores
  • Álgebra vetorial euclidiana
  • Sistema lineares
  • Retas e planos
  • Algoritmo de k-means
  • Estatística e probabilidade

Computação

  • Projeto e arquitetura de sistemas
  • Engenharia de requisitos
  • Arquitetura Web
  • Estrutura de dados
  • Arquitetura de sistemas distribuídos

UX

  • Design thinking
  • Prototipação
  • Ubiquidade, acessibilidade, experiência do usuário e conectividade

Negócios

  • Gestão de processos de negócios
  • Gerenciamento de funil de leads
  • Relacionamento com clientes e CRM
  • Marketplace
  • Ttwo sided market.

Liderança

  • Argumentação, falácias e correlações espúrias
  • Negociação: eu e o outro
  • Ética e gestão do conhecimento

Projeto 7

Automação com reconhecimento de áudio – Análise de requisitos funcionais e não funcionais com foco na arquitetura de soluções que dão ênfase ao reuso de componentes abertos e proprietários para desenvolver e integrar aplicações que trabalham com reconhecimento de áudio, análise de sentimentos e processamento de linguagem natural, focando também na usabilidade e em novas formas de interação humano-computador

Matemática/ Física

  • Álgebra linear;
  • Geometria análitica;
  • Espaços vetoriais;
  • Teoria de Grafos;
  • Linguagens formais

Computação

  • Modelagem de Sistemas;
    Test-Driven Development;
  • Arquitetura orientada a serviços;
  • Design Patterns;
  • Processamento de Linguagem Natural;
  • Aprendizado de máquina

UX

  • Interface humano-computador;
  • Modelagem de sistemas dinâmicos;

Negócios

  • Gestão de Processos de negócios;
  • Modelos de negociação;
  • Gerenciamento Financeiro;
  • Estratégia e Inovação,
  • Análises de cenário

Liderança

  • Teorias de Liderança,
  • Teorias de Poder;
  • Aprendizagem pessoal e organizacional;

Projeto 8

Arquitetura de software flexível e sustentável – Análise, projeto e simulação de arquiteturas de software aderentes a estruturas de organização, comportamento e interação de componentes de um sistema, abordando os principais aspectos como partes, responsabilidades e interfaces, além de considerar a escalabilidade, manutenibilidade, segurança e desempenho, com ênfase nas decisões de design que orientam a construção de sistemas.

Matemática/ Física

  • Arquitetura da Informação;
  • Segurança e auditoria de sistemas;
  • Comunicação e sincronização de processos;
  • Programação funcional,
  • Estruturas de dados,
  • Análise de complexidade de algoritmos de ordenação

Computação

  • Algoritmos em grafos;
  • Recomendação de séries temporais

UX

  • Modelos e Protótipos de Design;
  • Organização da Informação, Storytelling de dados tabelados

Negócios

  • Gestão de Pessoas;
  • Governança Corporativa;
  • Gestão de Conhecimento;
  • Sistemas de gestão empresarial

Liderança

  • Mudança organizacional;
  • Inteligência artificial e sociedade;
  • Adaptabilidade e vulnerabilidades,
  • Relações étnico-raciais
Ano 3 Curso + Estágio

Projeto 9

Testes automatizados e controle de qualidade de software – Uso de métodos e técnicas para o projeto e construção de testes automatizados, essenciais para o controle de qualidade de software e a detecção rápida de erros e falhas, visando garantir o comportamento esperado do sistema em simulações para diversos cenários. 

Matemática/ Física

  • Conceito e distribuição de probabilidade. 
  • Análise de variância
  • Estatística descritiva
  • Estimação pontual e intervalar
  • Teoremas fundamentais
  • Otimização discreta e em grafos
  • Distribuição de probabilidade
  • Pesquisa operacional
  • Variáveis aleatórias 

Computação

  • Testes automatizados
  • Qualidade de software
  • Análise de sistemas de software e de complexidade de algoritmos
  • Tolerância a falhas
  • Gestão de configuração
  • Engenharia de requisitos

 

UX

  • Fundamentos avançados de UX
  • Design Sprint
  • Framework PACT
  • Design e avaliação de IHC

Negócios

  • Análise de cenário para uso de SLA composto
  • OKR
  • Gestão de carreira (treinamento e desenvolvimento de habilidades)
  • Recrutamento e seleção de talentos
  • Direitos e deveres trabalhistas

Liderança

  • Discursos engajadores
  • Direitos Humanos e as relações organizacionais
  • Alinhamento Organizacional e entrega de valor

Projeto 10

Fluxo de entrega contínua – Aplicação de técnicas de DevOps e táticas de engenharia de software relacionados à governança de TI com o objetivo de assegurar a qualidade do processo de desenvolvimento de software e a entrega contínua de valor ao negócio.

Matemática/ Física

  • Conexidade
  • Grafos eulerianos
  • Grafos hamiltonianos
  • Isoformismo
  • Árvores, caminhos e ciclos
  • Coloração de grafos
  • Emparelhamento de grafos

Computação

  • Rastreabilidade de requisitos
  • Gestão de mudanças
  • Métricas de software
  • Esteiras de integração contínua
  • ISO 27001
  • Cobit, Itil
  • Twelve factors
  • Clean code
  • Abordagens de testes de software
  • Testes de interface por robô

UX

  • DesignOps
  • Service Blue Print
  • Integração do DesignOps no CD
  • DesignOps with REACH
  • Design de interação

Negócios

  • Sistemas de gestão empresarial
  • Cultura Lean Six Sigma
  • Estruturas corporativas e acordos de acionistas
  • Impostos e planejamento tributário
  • Produtividade

Liderança

  • Sistemas de gestão empresarial
  • Cultura Lean Six Sigma
  • Estruturas corporativas e acordos de acionistas
  • Impostos e planejamento tributário
  • Produtividade

Projeto 11

Estrutura e governança para análise de dados – Aplicação de mecanismos e ferramentas de estruturação e análise e governança de dados, possibilitando a identificação de oportunidades de negócios, a otimização de processos e a conformidade regulatória, permitindo que as organizações obtenham insights confiáveis e tomem decisões informadas com base nos dados disponíveis.

Matemática/ Física

  • Álgebra relacional
  • Conceitos estatísticos 
  • Técnicas de otimização

Computação

  • Design Patterns
  • Arquitetura  e governança de dados
  • Arquitetura TCP/IP
  • Gerenciamento e segurança de redes
  • Segurança e governança de dados
  • Microserviços
  • ETL, Data lake e DW
  • Algoritmos de busca
  • Processamento em larga escala
  • MLOps
  • Predição em produção
  • Padrões arquiteturais MVC, MVP e MVVM
  • Sistemas de apoio à decisão

UX

  • Entropia e informação
  • Visualização da informação
  • Dashboards de governança de dados
  • Testes com usuários em Dashboards

Negócios

  • Arquitetura de negócio
  • Precificação em nuvem
  • Auditoria de dados
  • Sustentabilidade e gestão ambiental
  • ESG
  • Frameworks para implementação da estratégia

Liderança

  • O impacto positivo que os líderes podem buscar
  • Desvendando o Poder do Hábito
  • Como líderes desenvolvem e monitoram experimentos

Projeto 12

Tendências e Atualizações

Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Ano 4 Curso + Estágio

Trilha de Empreendedorismo 

  • Criação e aceleração de startups
  • Imersões no ecossistema empreendedor
  • Conexão com mentores e investidores de venture capital

Trilha Corporativa

  • Projetos de consultoria para corporações
  • Imersões empresariais
  • Preparação para processos seletivos e de trainee em grandes empresas

Trilha Acadêmica

  • Construção de projetos de pesquisa
  • Elaboração de artigos científicos
  • Preparação para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Atividades complementares

Carga Horária: 400 horas

Carga horária total

4000 horas

Grade

Curricular

Projeto 1

Jogo Digital

Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas

Matemática/Física

  • Funções
  • Limites
  • Derivadas
  • Vetores
  • Cinemática
  • Momento Linear e Colisões

Computação

  • Introdução à Programação (Javascript)
  • Programação Orientada a Objetos 
  • Máquinas de Estado
  • Qualidade de Software

Design

  • Design Thinking
  • Game Design
  • Concept Art
  • Narrativas
  • Level Design
  • Sound Design

Negócios

  • Mercado de Games
  • Análise SWOT
  • Canvas de Proposta de Valor
  • Análise de Riscos
  • Pitch e Pitch Deck

Liderança

  • Representatividade e Diversidade
  • Objetivos Individuais e de Grupo
  • Apresentações em público

Projeto 2

Aplicação Web

Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas

Matemática/Física

  • Integral Indefinida
  • Integral Definida
  • Integração Numérica
  • Lógica Proposicional
  • Grafos, Árvores
  • Estatística Descritiva

Computação

  • Bancos de Dados 
  • Padrão MVC
  • HTML, CSS, Javascript
  • Node.js
  • Testes Unitários
  • Fundamentos de Rede

Design

  • Personas
  • Prototipação
  • Design de Interfaces
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Testes com Usuários

Negócios

  • Ciclo de Vida do Produto
  • Design Thinking
  • 4 P’s do Marketing
  • Branding
  • PMI, PMBok, Agile

Liderança

  • Liderança em situações de conflito
  • Vieses Cognitivos
  • Empatia

Projeto 3

Lógica para predição com Inteligência Artificial

Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.

Matemática/Física

  • Funções de várias variáveis
  • Derivadas Parciais
  • Integral Múltipla
  • Probabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Transformações Lineares

Computação

  • Linguagem Python, Pandas, Numpy
  • Pré-Processamento
  • Feature Engineering
  • Aprendizado Supervisionado e Não Supervisionado
  • Explicabilidade 

Design

  • Jornada do Usuário
  • Visualização de Dados
  • Storytelling com Dados

Negócios

  • LGPD
  • Governança de Dados
  • Governança Corporativa
  • Cultura e Design Organizacional

Liderança

  • Ética
  • Feedbacks
  • Vulnerabilidade

Projeto 4

Solução para IoT

Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.

Matemática/Física

  • Campos vetoriais, Gradiente
  • Derivada Direcional
  • Séries de Potência
  • Campo Elétrico
  • Resistores / Capacitores
  • Eletromagnetismo

Computação

  • Eletrônica Básica
  • Sensores e Atuadores
  • Microcontroladores
  • Comunicação à Distância
  • Dashboards
  • Segurança

Design

  • Storyboard
  • Design de Interação
  • Interusabilidade
  • Fabricação Digital

Negócios

  • Indústria 4.0
  • KPIs
  • Juros e Fluxo de Caixa
  • Indicadores financeiros
  • Ciclo de funding de startups

Liderança

  • Impactos Ambientais das Tecnologias
  • Técnicas de Feedback
  • Segurança Psicológica

Projeto 5

Serviços em Cloud Computing – Análise e projeto de software para resolver problemas complexos utilizando arquitetura de sistemas em nuvem com foco na eficiência operacional e na confiabilidade, empregando testes de usuários e bancos de dados relacionais, dentro de um contexto digital global e interconectado.

Matemática/Física

  • Cálculo diferencial e integral
  • Derivação e suas aplicações
  • Funções de uma variável
  • Funções de várias variáveis

Computação

  • Arquitetura de dados em nuvem
  • Análise de complexidade de algoritmos
  • Banco de dados
  • Arquitetura da informação

UX

  • Design System
  • IHC
  • User experience
  • Usabilidade
  • Prototipação

Negócios

  • Estratégia e inovação
  • Gerenciamento financeiro
  • Papel das atividades econômicas na tecnologia em nuvem
  • Estratégia e gestão de serviços de TI 
  • Produtividade

Liderança

  • Valores, fatos e opiniões
  • Construção de times colaborativos e diversos
  • Storytelling na liderança

Projeto 6

Análise de processos de negócios como base para projetar arquiteturas orientadas a serviços (SOA). Desenvolvimento de soluções utilizando programação orientada a objetos e desenvolvimento dirigido por testes, fundamentados em padrões de design e qualidade de código, para explorar o universo de sistemas de recomendação para dispositivos móveis.

Matemática/Física

  • Autovalores e autovetores
  • Álgebra vetorial euclidiana
  • Sistema lineares
  • Retas e planos
  • Algoritmo de k-means
  • Estatística e probabilidade

Computação

  • Projeto e arquitetura de sistemas
  • Engenharia de requisitos
  • Arquitetura Web
  • Estrutura de dados
  • Arquitetura de sistemas distribuídos

UX

  • Design thinking
  • Prototipação
  • Ubiquidade, acessibilidade, experiência do usuário e conectividade

Negócios

  • Gestão de processos de negócios
  • Gerenciamento de funil de leads
  • Relacionamento com clientes e CRM
  • Marketplace
  • Ttwo sided market.

Liderança

  • Argumentação, falácias e correlações espúrias
  • Negociação: eu e o outro
  • Ética e gestão do conhecimento

Projeto 7

Automação com reconhecimento de áudio – Análise de requisitos funcionais e não funcionais com foco na arquitetura de soluções que dão ênfase ao reuso de componentes abertos e proprietários para desenvolver e integrar aplicações que trabalham com reconhecimento de áudio, análise de sentimentos e processamento de linguagem natural, focando também na usabilidade e em novas formas de interação humano-computador

Matemática/Física

  • Modelagem de Sistemas;
  • Test-Driven Development;
  • Arquitetura orientada a serviços;
  • Design Patterns; Processamento de Linguagem Natural;
  • Aprendizado de máquina

Computação

  • Álgebra linear;
  • Geometria análitica;
  • Espaços vetoriais;
  • Teoria de Grafos;
  • Linguagens formais

UX

  • Interface humano-computador;
  • Modelagem de sistemas dinâmicos;

Negócios

  • Gestão de Processos de negócios;
  • Modelos de negociação;
  • Gerenciamento Financeiro;
  • Estratégia e Inovação,
  • Análises de cenário

Liderança

  • Teorias de Liderança,
  • Teorias de Poder;
  • Aprendizagem pessoal e organizacional;

Projeto 8

Arquitetura de software flexível e sustentável – Análise, projeto e simulação de arquiteturas de software aderentes a estruturas de organização, comportamento e interação de componentes de um sistema, abordando os principais aspectos como partes, responsabilidades e interfaces, além de considerar a escalabilidade, manutenibilidade, segurança e desempenho, com ênfase nas decisões de design que orientam a construção de sistemas.

Matemática/Física

  • Algoritmos em grafos;
  • Recomendação de séries temporais 

Computação

  • Arquitetura da Informação;
  • Segurança e auditoria de sistemas;
  • Comunicação e sincronização de processos;
  • Programação funcional,
  • Estruturas de dados,
  • Análise de complexidade de algoritmos de ordenação 

UX

  • Modelos e Protótipos de Design;
  • Organização da Informação, Storytelling de dados tabelados

Negócios

  • Gestão de Pessoas;
  • Governança Corporativa;
  • Gestão de Conhecimento;
  • Sistemas de gestão empresarial

Liderança

  • Mudança organizacional;
  • Inteligência artificial e sociedade;
  • Adaptabilidade e vulnerabilidades,
  • Relações étnico-raciais

Projeto 9

Testes automatizados e controle de qualidade de software – Uso de métodos e técnicas para o projeto e construção de testes automatizados, essenciais para o controle de qualidade de software e a detecção rápida de erros e falhas, visando garantir o comportamento esperado do sistema em simulações para diversos cenários. 

Matemática/Física

  • Conceito e distribuição de probabilidade. 
  • Análise de variância
  • Estatística descritiva
  • Estimação pontual e intervalar
  • Teoremas fundamentais
  • Otimização discreta e em grafos
  • Distribuição de probabilidade
  • Pesquisa operacional
  • Variáveis aleatórias 

Computação

  • Testes automatizados
  • Qualidade de software
  • Análise de sistemas de software e de complexidade de algoritmos
  • Tolerância a falhas

UX

  • Fundamentos avançados de UX
  • Design Sprint
  • Framework PACT
  • Design e avaliação de IHC

Negócios

  • Análise de cenário para uso de SLA composto
  • OKR
  • Gestão de carreira (treinamento e desenvolvimento de habilidades)
  • Recrutamento e seleção de talentos
  • Direitos e deveres trabalhistas

Liderança

  • Discursos engajadores
  • Direitos Humanos e as relações organizacionais
  • Alinhamento Organizacional e entrega de valor

Projeto 10

Fluxo de entrega contínua

Aplicação de técnicas de DevOps e táticas de engenharia de software relacionados à governança de TI com o objetivo de assegurar a qualidade do processo de desenvolvimento de software e a entrega contínua de valor ao negócio.

Matemática/Física

  • Conexidade
  • Grafos eulerianos
  • Grafos hamiltonianos
  • Isoformismo
  • Árvores, caminhos e ciclos
  • Coloração de grafos
  • Emparelhamento de grafos

Computação

  • Rastreabilidade de requisitos
  • Gestão de mudanças
  • Métricas de software
  • Esteiras de integração contínua
  • ISO 27001
  • Cobit, Itil
  • Twelve factors
  • Clean code
  • Abordagens de testes de software
  • Testes de interface por robô

UX

  • DesignOps
  • Service Blue Print
  • Integração do DesignOps no CD
  • DesignOps with REACH
  • Design de interação

Negócios

  • Sistemas de gestão empresarial
  • Cultura Lean Six Sigma
  • Estruturas corporativas e acordos de acionistas
  • Impostos e planejamento tributário
  • Produtividade

Liderança

  • Técnicas de influência e argumentação
  • Ética organizacional e os limites das ações individuais
  • Influência e design de experiência

Projeto 11

Estrutura e governança para análise de dados – Aplicação de mecanismos e ferramentas de estruturação e análise e governança de dados, possibilitando a identificação de oportunidades de negócios, a otimização de processos e a conformidade regulatória, permitindo que as organizações obtenham insights confiáveis e tomem decisões informadas com base nos dados disponíveis.

Matemática/Física

  • Álgebra relacional
  • Conceitos estatísticos 
  • Técnicas de otimização

Computação

  • Design Patterns
  • Arquitetura  e governança de dados
  • Arquitetura TCP/IP
  • Gerenciamento e segurança de redes
  • Segurança e governança de dados
  • Microserviços
  • ETL, Data lake e DW
  • Algoritmos de busca
  • Processamento em larga escala
  • MLOps
  • Predição em produção
  • Padrões arquiteturais MVC, MVP e MVVM
  • Sistemas de apoio à decisão

UX

  • Entropia e informação
  • Visualização da informação
  • Dashboards de governança de dados
  • Testes com usuários em Dashboards

Negócios

  • Arquitetura de negócio
  • Precificação em nuvem
  • Auditoria de dados
  • Sustentabilidade e gestão ambiental
  • ESG
  • Frameworks para implementação da estratégia

Liderança

  • O impacto positivo que os líderes podem buscar
  • Desvendando o Poder do Hábito
  • Como líderes desenvolvem e monitoram experimentos

Projeto 12

Tendências e Atualizações

Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece cursos como Fundamentos de Segurança e Criptografia Pós-Quântica, Gestão de Risco em Cybersecurity, Experiências Imersivas e Jogo de Negócios, de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras, incluindo Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Trilha de Empreendedorismo 

  • Criação e aceleração de startups
  • Imersões no ecossistema empreendedor
  • Conexão com mentores e investidores de venture capital

Trilha Corporativa

  • Projetos de consultoria para corporações
  • Imersões empresariais
  • Preparação para processos seletivos e de trainee em grandes empresas

Trilha Acadêmica

  • Construção de projetos de pesquisa
  • Elaboração de artigos científicos
  • Preparação para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Atividades complementares

Carga Horária: 400 horas

Carga horária total

4000 horas

Aprenda com os melhores

Coordenadora do Curso:

Monica Anastassiu

Analista de Sistemas – PUC-RJ (1980). Pós-graduada em Engenharia da Qualidade – PUC-Petrópolis (1991).

Mestra em Informática – UNIRIO (2012). Doutora em Informática – UNIRIO (2020). Pós-Doc na UNIRIO (2023).

Atua como professora e pesquisadora em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Gestão de Mudança, Gestão de TI e Gestão de Processos de Negócios e de Software.

Consultora em engenharia de software e gestão de processos. Implementadora do modelo de referência MPS para software e para serviços, credenciada pela SOFTEX e

Auditora em Sistemas da Qualidade ISO 9000

Diretora acadêmica:

Flávia Santoro

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora e Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sabáticos na Université Pierre et Marie Curie, França (2004-2005) e Queensland University of Technology, Austrália.

Trabalha há 20 anos como professora, coordenadora de cursos e pesquisadora em Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com foco em Gestão de Processos de Negócios, Processos Intensivos em Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Sistemas Colaborativos e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Possui mais de 250 publicações com diversos resultados práticos.

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