Sistemas de Informação

Crie e implemente soluções tecnológicas para a melhoria do resultado das empresas. Você vai trabalhar com tecnologia blockchain, processamento em linguagem natural, big data, sistemas ERP, dashboards, IA (machine e deep learning) e muito mais.

Processo Seletivo 2025

Crie soluções de tecnologia para uma gestão eficiente das empresas.

Nosso objetivo é formar profissionais de Sistemas de Informação capazes de propor, desenvolver e implantar soluções tecnológicas para otimizar o gerenciamento da informação e os processos de gestão dentro das empresas. Tudo isso sempre de forma empreendedora, criativa e ética.

Você terá a oportunidade de desenvolver uma visão de negócios em áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, marketing digital e people analytics, conectados ao ambiente tecnológico das empresas, além de trabalhar as suas competências socioemocionais.

Habilidades e Competências

Administrar o fluxo de informação, planejar e organizar o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações;

Selecionar, configurar, comparar soluções alternativas, integrar e gerenciar tecnologias da informação para problemas e demandas organizacionais;

Desenvolver e gerenciar recursos, serviços e metodologias da tecnologia da informação para uso em processos organizacionais;

Modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação;

Propor soluções inovadoras envolvendo Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação para problemas e demandas empresariais;

Demonstrar visão de negócios e da dinâmica organizacional;

Demonstrar uma visão interdisciplinar para buscar soluções computacionais complexas para problemas de outras áreas de conhecimento;

Acompanhar as evoluções teóricas e tecnológicas recentes de capacidades e limitações da computação para a aplicação em Sistemas de Informação;

Participar e gerenciar projetos pertinentes a Sistemas de Informação, aplicando conceitos, métodos, técnicas e ferramentas adequados;

Demonstrar habilidade de autoaprendizagem, negociação, colaboração e comunicação.

Ano 1

Currículo comum de todos os cursos

No primeiro ano você desenvolverá projetos de tecnologia comuns a todos os cursos.

Ano 2

Currículo específico do curso escolhido

A partir do segundo ano você desenvolverá projetos específicos do curso que escolheu

Ano 3

Currículo em tempo parcial

No terceiro ano você pode iniciar os estágios em meio período

Ano 4

Aceleração de carreira

No quarto ano você escolhe em qual trilha realizar seus projetos: empreendedora, acadêmica ou corporativa.

Nossos alunos estagiam nas melhores empresas

O que você precisa saber

Bacharelado em Sistemas de Informação

Duração:

4 anos

Carga Horária:

4000 Horas

Modalidade:

Presencial

Investimento :

R$6.770,00

(Referente de 2024)

40 vagas anuais

Conceito Nota 5 no MEC*

Programa de Bolsas de Estudos

*Portaria nº 1124, de 05/10/2021, publicada no D.O.U. nº 190, de 06/10/2021, Seção 1, página 204.

Grade

Curricular

Ano 1 Currículo comum a todos os estudantes

Projeto 1

Jogo Digital – Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas

Matemática/ Física

  • Funções
  • Limites
  • Derivadas
  • Vetores
  • Cinemática
  • Momento Linear e Colisões

Computação

  • Introdução à Programação (Javascript)
  • Programação Orientada a Objetos 
  • Máquinas de Estado
  • Qualidade de Software

Design

  • Design Thinking
  • Game Design
  • Concept Art
  • Narrativas
  • Level Design
  • Sound Design

Negócios

  • Mercado de Games
  • Análise SWOT
  • Canvas de Proposta de Valor
  • Análise de Riscos
  • Pitch e Pitch Deck

Liderança

  • Representatividade e Diversidade
  • Objetivos Individuais e de Grupo
  • Apresentações em público

Projeto 2

Aplicação Web – Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas

Matemática/ Física

  • Integral Indefinida
  • Integral Definida
  • Integração Numérica
  • Lógica Proposicional
  • Grafos, Árvores
  • Estatística Descritiva

Computação

  • Bancos de Dados 
  • Padrão MVC
  • HTML, CSS, Javascript
  • Node.js
  • Testes Unitários
  • Fundamentos de Redes

Design

  • Personas
  • Prototipação
  • Design de Interfaces
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Testes com Usuários

Negócios

  • Ciclo de Vida do Produto
  • Design Thinking
  • 4 P’s do Marketing
  • Branding
  • PMI, PMBok, Agile

Liderança

  • Liderança em situações de conflito
  • Vieses Cognitivos
  • Empatia

Projeto 3

Lógica para predição com Inteligência Artificial – Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.

Matemática/ Física

  • Funções de várias variáveis
  • Derivadas Parciais
  • Integral Múltipla
  • Probabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Transformações Lineares

Computação

  • Linguagem Python, Pandas, Numpy
  • Pré-Processamento
  • Feature Engineering
  • Aprendizado Supervisionado e Não Supervisionado
  • Explicabilidade 

Design

  • Jornada do Usuário
  • Visualização de Dados
  • Storytelling com Dados

Negócios

  • LGPD
  • Governança de Dados
  • Governança Corporativa
  • Cultura e Design Organizacional

Liderança

  • Ética
  • Feedbacks
  • Vulnerabilidade

Projeto 4

Solução para IoT – Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.

Matemática/ Física

  • Campos vetoriais, Gradiente
  • Derivada Direcional
  • Séries de Potência
  • Campo Elétrico
  • Resistores / Capacitores
  • Eletromagnetismo

Computação

  • Eletrônica Básica
  • Sensores e Atuadores
  • Microcontroladores
  • Comunicação à Distância
  • Dashboards
  • Segurança

Design

  • Storyboard
  • Design de Interação
  • Interusabilidade
  • Fabricação Digital

Negócios

  • Indústria 4.0
  • KPIs
  • Juros e Fluxo de Caixa
  • Indicadores financeiros
  • Ciclo de funding de startups

Liderança

  • Impactos Ambientais das Tecnologias
  • Técnicas de Feedback
  • Segurança Psicológica
Ano 2 Escolha do Curso

Projeto 5

Software descentralizado utilizando Blockchain – Desenvolvimento de aplicações descentralizadas e seguras baseadas em tecnologias blockchain

Matemática/ Física

  • Fatoração de nùmeros primos
  • Funções de dispersão (Hash)
  • Técnicas de indução

Computação

  • Blockchain
  • Criptografia
  • Smart Contracts
  • Protocolos de Consenso

UX

  • User Research
  • UX Writing
  • Frontend
  • Teste de Usabilidade

Negócios

  • Criptoativos
  • Finanças Descentralizadas
  • Teoria Econômica
  • Macroeconomia

Liderança

  • Diversidade
  • Construção de valores
  • Embasamento em dados
  • Storytelling

Projeto 6

Aplicação baseada em Processamento em Linguagem Natural – Desenvolvimento de algoritmos para análise de sentimentos em redes sociais utilizando PLN

Matemática/ Física

  • Probabilidade
  • Teorema de Bayes
  • Gradiente Descendente
  • Vetores e Matrizes

Computação

  • Machine Learning
  • Análise de sentimentos
  • Classificação Semântica
  • Linguagem Python

UX

  • Visualização de Dados
  • Tensorboard
  • Gradio

Negócios

  • Marketing Digital
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Gestão de Leads
  • CRM
  • 2 Sided Market

Liderança

  • Ética
  • Conhecimento
  • Argumentação
  • Técnicas de negociação.

Projeto 7

Sistemas de Gestão e Governança Empresarial – Implantação de  um sistema de gestão empresarial em um caso de negócios real

Matemática/ Física

  • Matemática Financeira
  • Redes de Petri
  • Pareto

Computação

  • ERP – Enterprise Resource Planning
  • Mapeamento e Mineração de Processos
  • Governança de Dados

UX

  • Design Organizacional
  • UX em ERPs
  • Design Systems

Negócios

  • Contabilidade Empresarial
  • Contabilidade de Custos
  • DRE
  • Balanço Patrimonial

Liderança

  • Experiência
  • Segurança psicológica
  • Cultura de feedback
  • Sustentabilidade

Projeto 8

Integração, Gerenciamento e Análise de Big Data

Construção de  um pipeline de dados para análises e tomada de decisão em ambientes de grande volume de dados

Matemática/ Física

  • Estatística Descritiva
  • Clustering
  • Teste de Hipótese
  • Gráficos Estatísticos

Computação

  • Arquitetura de Dados
  • ETL
  • Data Warehouse
  • Data Lake
  • Gestão de Dados in Cloud

UX

  • DataViz
  • Infográficos
  • Dashboards
  • Design ètico

Negócios

  • Inteligência de Mercado
  • Consumidor Fígital
  • Inovação
  • Transformação Digital

Liderança

  • Leitura de contexto
  • Tomada de decisão
  • Teambuilding
  • Networking
Ano 3 Curso + Estágio

Projeto 9

Relatórios e Painéis de Controle de Dados Gerenciais  – Construção de Dashboards gerenciais para tomada de decisão.

Matemática

  • Séries Temporais
  • Modelos ARIMA
  • Previsão de Demanda

Computação

  • UML
  • Orientação a Objeto
  • MVC
  • Banco de Dados com APIs
  • Deploy em Nuvem

UX

  • Design Sprint
  • Wireframing
  • Análise Heurística
  • Iteração e Acessibilidade

Negócios

  • Recrutamento & Seleção
  • Gestão de Desempenho
  • Gestão de Carreira
  • Gestão da Mudança

Liderança

  • Discursos engajadores
  • Proatividade
  • Direitos Humanos
  • Parcerias

Projeto 10

Análise Comportamental de Usuários de Interface Digitais

Desenvolvimento e implantação de testes A/B em sites com base em  simulação de Monte Carlo

Matemática

  • Simulação de Monte Carlo
  • Redução de Variância
  • Análise de Sensibilidade

Computação

  • Simulação
  • Variáveis Confundidoras
  • Randomização
  • Teste A/B

UX

  • Métodos Mistos
  • Framework HEART
  • Bluprint de Serviço
  • Redesign

Negócios

  • Plano de Negócios
  • Fusões & Aquisições
  • Estruturas Corporativas
  • Produtividade

Liderança

  • Táticas de influência
  • Decisões coletivas
  • Modelos mentais
  • Contexto ético

Projeto 11

Modelo Preditivo em aplicações de negócios utilizando Deep learning

Desenvolvimento de aplicações baseadas em Aprendizado Profundo de máquina para detecção de fraudes

Matemática

  • Estrutura de Redes Neurais
  • Funções de Ativação
  • Algoritmo de Back Propagation

Computação

  • Deep Learning
  • Redes Neurais
  • Overfiting
  • Deployment de Modelos
  • Cyber Segurança

UX

  • Anti Personas
  • Privacy by Design
  • Acessibilidade
  • Explicabilidade

Negócios

  • ESG
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial
  • IA e consumo de energia

Liderança

  • Impacto positivo
  • ESG
  • Cultura de feedback
  • Prototipagem de soluções

Projeto 12

Tendências e Atualizações

Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece exemplos de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras.

Ano 4 Curso + Estágio

Trilha de Empreendedorismo 

  • Criação e aceleração de startups
  • Imersões no ecossistema empreendedor
  • Conexão com mentores e investidores de venture capital

Trilha Corporativa

  • Projetos de consultoria para corporações
  • Imersões empresariais
  • Preparação para processos seletivos e de trainee em grandes empresas

Trilha Acadêmica

  • Construção de projetos de pesquisa
  • Elaboração de artigos científicos
  • Preparação para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Atividades complementares

Carga horária: 400 horas

Carga horária total

4000 horas

Grade

Curricular

Projeto 1

Jogo Digital

Um jogo digital com personagens, narrativa e mecânicas próprias, para ajudar instituições em seus treinamentos e ações educativas

Matemática/Física

  • Funções
  • Limites
  • Derivadas
  • Vetores
  • Cinemática
  • Momento Linear e Colisões

Computação

  • Introdução à Programação (Javascript)
  • Programação Orientada a Objetos 
  • Máquinas de Estado
  • Qualidade de Software

Design

  • Design Thinking
  • Game Design
  • Concept Art
  • Narrativas
  • Level Design
  • Sound Design

Negócios

  • Mercado de Games
  • Análise SWOT
  • Canvas de Proposta de Valor
  • Análise de Riscos
  • Pitch e Pitch Deck

Liderança

  • Representatividade e Diversidade
  • Objetivos Individuais e de Grupo
  • Apresentações em público

Projeto 2

Aplicação Web

Um sistema web com back-end e front-end, focado em cadastro e recuperação de dados, para diversas aplicações corporativas

Matemática/Física

  • Integral Indefinida
  • Integral Definida
  • Integração Numérica
  • Lógica Proposicional
  • Grafos, Árvores
  • Estatística Descritiva

Computação

  • Bancos de Dados 
  • Padrão MVC
  • HTML, CSS, Javascript
  • Node.js
  • Testes Unitários
  • Fundamentos de Rede

Design

  • Personas
  • Prototipação
  • Design de Interfaces
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Testes com Usuários

Negócios

  • Ciclo de Vida do Produto
  • Design Thinking
  • 4 P’s do Marketing
  • Branding
  • PMI, PMBok, Agile

Liderança

  • Liderança em situações de conflito
  • Vieses Cognitivos
  • Empatia

Projeto 3

Lógica para predição com Inteligência Artificial

Uso de aprendizado de máquina sobre bases de dados para geração de modelos preditivos que auxiliam tomadas de decisão.

Matemática/Física

  • Funções de várias variáveis
  • Derivadas Parciais
  • Integral Múltipla
  • Probabilidade
  • Estatística Indutiva
  • Transformações Lineares

Computação

  • Linguagem Python, Pandas, Numpy
  • Pré-Processamento
  • Feature Engineering
  • Aprendizado Supervisionado e Não Supervisionado
  • Explicabilidade 

Design

  • Jornada do Usuário
  • Visualização de Dados
  • Storytelling com Dados

Negócios

  • LGPD
  • Governança de Dados
  • Governança Corporativa
  • Cultura e Design Organizacional

Liderança

  • Ética
  • Feedbacks
  • Vulnerabilidade

Projeto 4

Solução para IoT

Dispositivos com sensores e atuadores, que coletam dados e enviam para a nuvem, auxiliando monitoramentos e automatização.

Matemática/Física

  • Campos vetoriais, Gradiente
  • Derivada Direcional
  • Séries de Potência
  • Campo Elétrico
  • Resistores / Capacitores
  • Eletromagnetismo

Computação

  • Eletrônica Básica
  • Sensores e Atuadores
  • Microcontroladores
  • Comunicação à Distância
  • Dashboards
  • Segurança

Design

  • Storyboard
  • Design de Interação
  • Interusabilidade
  • Fabricação Digital

Negócios

  • Indústria 4.0
  • KPIs
  • Juros e Fluxo de Caixa
  • Indicadores financeiros
  • Ciclo de funding de startups

Liderança

  • Impactos Ambientais das Tecnologias
  • Técnicas de Feedback
  • Segurança Psicológica

Projeto 5

Software descentralizado utilizando Blockchain

Desenvolvimento de aplicações descentralizadas e seguras baseadas em tecnologias blockchain

Matemática

  • Fatoração de números primos
  • Funções de dispersão (Hash)
  • Técnicas de indução

Computação

  • Blockchain
  • Criptografia
  • Smart Contracts
  • Protocolos de Consenso

UX

  • User Research
  • UX Writing
  • Frontend
  • Teste de Usabilidade

Negócios

  • Criptoativos
  • Finanças Descentralizadas
  • Teoria Econômica
  • Macroeconomia

Liderança

  • Diversidade
  • Construção de valores
  • Embasamento em dados
  • Storytelling

Projeto 6

Aplicação baseada em Processamento em Linguagem Natural

Desenvolvimento de algoritmos para análise de sentimentos em redes sociais utilizando PLN

Matemática

  • Probabilidade
  • Teorema de Bayes
  • Gradiente Descendente
  • Vetores e Matrizes

Computação

  • Machine Learning
  • Análise de sentimentos
  • Classificação Semântica
  • Linguagem Python

UX

  • Visualização de Dados
  • Tensorboard
  • Gradio

Negócios

  • Marketing Digital
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Gestão de Leads
  • CRM
  • 2 Sided Market

Liderança

  • Ética
  • Conhecimento
  • Argumentação
  • Técnicas de negociação.

Projeto 7

Sistemas de Gestão e Governança Empresarial

Implantação de  um sistema de gestão empresarial em um caso de negócios real

Matemática

  • Matemática Financeira
  • Redes de Petri
  • Pareto

Computação

  • ERP – Enterprise Resource Planning
  • Mapeamento e Mineração de Processos
  • Governança de Dados

UX

  • Design Organizacional
  • UX em ERPs
  • Design Systems

Negócios

  • Contabilidade Empresarial
  • Contabilidade de Custos
  • DRE
  • Balanço Patrimonial

Liderança

  • Experiência
  • Segurança psicológica
  • Cultura de feedback
  • Sustentabilidade

Projeto 8

Integração, Gerenciamento e Análise de Big Data

Construção de  um pipeline de dados para análises e tomada de decisão em ambientes de grande volume de dados

Matemática

  • Estatística Descritiva
  • Clustering
  • Teste de Hipótese
  • Gráficos Estatísticos

Computação

  • Arquitetura de Dados
  • ETL
  • Data Warehouse
  • Data Lake
  • Gestão de Dados in Cloud

UX

  • DataViz
  • Infográficos
  • Dashboards
  • Design Ético

Negócios

  • Inteligência de Mercado
  • Consumidor Fígital
  • Inovação
  • Transformação DIgital

Liderança

  • Leitura de contexto
  • Tomada de decisão
  • Teambuilding
  • Networking

Projeto 9

Relatórios e Painéis de Controle de Dados Gerenciais 

Construção de Dashboards gerenciais para tomada de decisão

Matemática

  • Séries Temporais
  • Modelos ARIMA
  • Previsão de Demanda

Computação

  • UML
  • Orientação a Objeto
  • MVC
  • Banco de Dados com APIs
  • Deploy em Nuvem

UX

  • Design Sprint
  • Wireframing
  • Análise Heurística
  • Iteração e Acessibilidade

Negócios

  • Recrutamento & Seleção
  • Gestão de Desempenho
  • Gestão de Carreira
  • Gestão da Mudança

Liderança

  • Discursos engajadores
  • Proatividade
  • Direitos Humanos
  • Parcerias

Projeto 10

Análise Comportamental de Usuários de Interface Digitais

Desenvolvimento e implantação de testes A/B em sites com base em  simulação de Monte Carlo

Matemática

  • Simulação de Monte Carlo
  • Redução de Variância
  • Análise de Sensibilidade

Computação

  • Simulação
  • Variáveis Confundidoras
  • Randomização
  • Teste A/B

UX

  • Métodos Mistos
  • Framework HEART
  • Bluprint de Serviço
  • Redesign

Negócios

  • Plano de Negócios
  • Fusões & Aquisições
  • Estruturas Corporativas
  • Produtividade

Liderança

  • Táticas de influência
  • Decisões coletivas
  • Modelos mentais
  • Contexto ético

Projeto 11

Modelo Preditivo em aplicações de negócios utilizando Deep learning

Desenvolvimento de aplicações baseadas em Aprendizado Profundo de máquina para detecção de fraudes

Matemática

  • Estrutura de Redes Neurais
  • Funções de Ativação
  • Algoritmo de Back Propagation

Computação

  • Deep Learning
  • Redes Neurais
  • Overfiting
  • Deployment de Modelos
  • Cyber Segurança

UX

  • Anti Personas
  • Privacy by Design
  • Acessibilidade
  • Explicabilidade

Negócios

  • ESG
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial
  • IA e consumo de energia

Liderança

  • Impacto positivo
  • ESG
  • Cultura de feedback
  • Prototipagem de soluções

Projeto 12

Tendências e Atualizações

Este módulo aborda as atualizações mais recentes e as tendências tecnológicas emergentes, proporcionando uma compreensão profunda e prática das inovações. O módulo é dividido em duas partes. A primeira parte, o “Balanço Técnico”, é guiada por meio de aprendizado contínuo e validação da aprendizagem. A segunda parte, o “Projeto Especial”, oferece exemplos de tendências tecnológicas, permitindo a exploração de novos conceitos tecnológicos e aplicações de práticas inovadoras.

Trilha de Empreendedorismo 

  • Criação e aceleração de startups
  • Imersões no ecossistema empreendedor
  • Conexão com mentores e investidores de venture capital

Trilha Corporativa

  • Projetos de consultoria para corporações
  • Imersões empresariais
  • Preparação para processos seletivos e de trainee em grandes empresas

Trilha Acadêmica

  • Construção de projetos de pesquisa
  • Elaboração de artigos científicos
  • Preparação para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Atividades complementares

(Carga Horária – 400 horas)

Carga horária total

4000 horas

Aprenda com os melhores

Coordenador do Curso:

Egon Daxbacher

Técnico Industrial de Eletrônica – CEFET-RJ (1985).

Bacharel em Administração de Empresas – PUC-Rio (1997).

Mestre em Administração de Empresas – PUC-Rio (2001).

Doutorando em Ciência da Computação – UFPE (2023) Atuação: Professor Coordenador Acadêmico em Gestão de Projetos, Estratégia e Inovação. Pesquisador do tema Impactos da Transformação Digital.

Fundador e proprietário da D1GIDax – empresa de prospecção tecnológica. Foi executivo de grandes empresas nos setores Automobilístico, TI e Energia.

Diretora Acadêmica:

Flávia Santoro

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora e Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sabáticos na Université Pierre et Marie Curie, França (2004-2005) e Queensland University of Technology, Austrália.

Trabalha há 20 anos como professora, coordenadora de cursos e pesquisadora em Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com foco em Gestão de Processos de Negócios, Processos Intensivos em Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Sistemas Colaborativos e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Possui mais de 250 publicações com diversos resultados práticos.

Corpo Docente