Como a Metodologia Inteli funciona na prática?

Metaprojetos Baseados nas Diretrizes do Ministério da Educação (MEC)

A partir das Diretrizes Nacionais Curriculares estabelecidas pelo MEC, o Inteli organiza os temas e competências de cada curso em “metaprojetos”. Ou seja, os alunos não estudam as disciplinas de forma  isolada, mas de forma transdisciplinar por meio de projetos 

Learning Backlog (LBL)

Cada metaprojeto tem um Learning Backlog (LBL), que é um conjunto de conteúdos que devem ser estudados, junto com várias atividades para garantir a aprendizagem. O LBL é basicamente o plano de ensino de cada metaprojeto.

Por exemplo: 

No primeiro módulo, o desafio é criar um jogo para um parceiro de mercado. Em dez semanas, os alunos vão aprender: 

Desenvolvimento ágil

Desenvolvimento de games

Algoritmos e técnicas de programação

Cinemática aplicada a jogos

Engenharia de Requisitos

Modelos de Negócios

Experiência do Usuário

Expressão oral (storytelling)

Como os alunos aprendem?

Ao longo dos módulos, os alunos desenvolvem três tipos de atividades:

Atividades com os professores nos ateliês.

Leitura e estudo de conteúdos previamente selecionados.

Realização do projeto em grupo.

  • Cada metaprojeto equivale a um módulo.
  • Cada módulo dura 10 semanas.
  • Cada ano tem 4 módulos.
  • Cada curso tem duração de quatro anos.

Para conectar a teoria com a prática, o Inteli capta projetos a partir de demandas reais de parceiros, como empresas públicas e privadas, indústrias, ONGs e outras organizações.

Os projetos sempre visam o desenvolvimento de protótipos, funcionando como catalisador  de pesquisa científica e tecnológica. Na prática, cada módulo do curso é um projeto de extensão e pesquisa.

Ao longo de cada módulo você vai trabalhar em um projeto real de um parceiro de mercado, desenvolvendo:  

  • Competências de técnicas específicas do seu curso.
  • Competências de negócios (administração, economia, empreendedorismo, finanças, etc).
  • Competências socioemocionais (autoconhecimento, comunicação, colaboração e pensamento crítico). Essas competências são abordadas tanto nos projetos curriculares quanto em atividades transversais realizadas pelo Centro de Desenvolvimento de Liderança (CDL).

Estrutura das Aulas e Grupos

  • Os alunos são divididos em grupos e alocados em turmas.
  • As salas de aula, chamadas de “ateliês”, são equipadas para dar suporte e estimular esse modelo.
  • Cada grupo trabalha com um parceiro de negócio e desenvolve protótipos voltados para o problema trazido por ele.

Professores Orientadores e Instrutores

  • Cada turma tem um professor exclusivo, chamado de “professor-orientador”, que dá suporte no desenvolvimento dos projetos.
  • “Professores-instrutores” conduzem atividades relacionadas às suas disciplinas, auxiliando no conteúdo necessário ao desenvolvimento dos projetos.

Apresentação do Protótipo ao Parceiro de Mercado

Ao final de dez semanas, os alunos apresentam ao parceiro de mercado o protótipo desenvolvido para resolver o problema apresentado.

Essa é a metodologia do Inteli em um formato simples e direto.

Aqui, você aprende na prática, desenvolve suas habilidades em ambientes colaborativos e se prepara para o futuro do mercado de trabalho!