Avaliação formativa do Inteli: um modelo para potencializar o aprendizado dos alunos 

Aqui no Inteli, adotamos a avaliação formativa como uma resposta à necessidade de um modelo mais completo e inclusivo, que permite acompanhar cada aluno de forma personalizada, reconhecendo a trajetória educacional como um processo contínuo. 

Avaliar é, por natureza, um desafio. Quando inserido no contexto da educação  disruptiva do Inteli, tudo fica ainda mais complexo. A avaliação formativa se concentra na evolução do aluno, destacando a importância de entender cada estudante como um indivíduo único, com seus próprios pontos de partida e destinos.

Eu sempre digo que é uma ferramenta super importante para entender que o 7 de um é igual ao 10 do outro.  Esse olhar permite uma percepção mais clara do desenvolvimento de cada um, tornando a avaliação um instrumento de valorização das conquistas pessoais dos alunos ao longo de sua jornada educacional.

O nosso jeito de fazer

No Inteli, a avaliação vai muito além da simples atribuição de notas. Ela é composta por vários elementos, incluindo a avaliação de projetos, que são o coração de nossa metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL).

Essa abordagem nos desafia a entender profundamente o que o artefato entregue pelo aluno revela sobre seu aprendizado. Diferente de uma prova tradicional, onde normalmente as respostas são binárias (certo ou errado), a avaliação de um projeto exige uma compreensão complexa e completa do processo de aprendizagem.

O processo avaliativo é intensivo para os professores, mas extremamente rico em insights educacionais. Utilizamos ferramentas autorais como a Adalove, para submissão de trabalhos e feedback detalhado, e também o GitHub, para monitoramento de contribuições individuais em projetos de código, permitindo uma avaliação tanto quantitativa quanto qualitativa do trabalho do aluno.

Os estudantes são avaliados constantemente através de uma combinação de entregas de grupo, autoestudos, problem sets, e até provas tradicionais – que têm um menor peso, mas são importantes para prepará-los para desafios externos como o ENADE e processos seletivos. Essa avaliação contínua, juntamente com processos de autoavaliação, fomenta o desenvolvimento de competências de autoconhecimento e pensamento crítico.

A implementação da avaliação formativa no Inteli exige um alto comprometimento dos nossos professores, que dedicam horas para preparação e feedback. Este esforço é fundamental para o sucesso do nosso modelo, que visa a excelência acadêmica e a maturidade e autonomia dos nossos alunos.

Nossa experiência tem mostrado que, à medida que a comunidade acadêmica se adapta e compreende melhor o processo, todo o hard work vale a pena!

A avaliação formativa no Inteli é uma filosofia educacional que empodera nossos alunos a se tornarem protagonistas de sua própria jornada de aprendizagem, preparando-os para os desafios acadêmicos e uma vida de aprendizado contínuo e realização pessoal.

Compartilhe:

Mais artigos publicados