Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Como é o primeiro ano dos alunos no Inteli?

Já estamos em dezembro, e daqui a pouco vamos nos preparar para receber a nossa turma 2024.1. Os calouros chegam aqui com muitas dúvidas, expectativas e sonhos. Então resolvi contar um pouquinho o que eles vivenciam no primeiro ano de Inteli. 

Os primeiros meses são uma fase de adaptação a um novo ambiente de aprendizado. Os alunos se deparam com um modelo acadêmico muito diferente do tradicional, são desafiados a desenvolver autonomia e a serem responsáveis pela construção do próprio conhecimento.

Nossos professores orientadores desempenham um papel fundamental nessa fase, servindo como guias. Eles auxiliam os alunos na adaptação à metodologia PBL e na compreensão do que é necessário para conceber e desenvolver um projeto.

Na segunda metade do primeiro ano, os alunos embarcam em uma jornada para explorar o conteúdo básico que é essencial em qualquer curso de computação. Eles aprendem os fundamentos, a base sólida sobre a qual construirão seu conhecimento e carreiras. 

No final dos quatro módulos do primeiro ano, é perceptível a evolução dos alunos. Eles realmente aprendem a desenvolver um projeto e se tornam muito mais preparados para resolver problemas complexos com a ajuda da tecnologia. 

Uma das partes mais empolgantes do primeiro ano é o contato instantâneo com as empresas parceiras dos projetos. A prática muitas vezes vem antes da teoria, e a interação com o mercado de trabalho é uma parte integral de nossa abordagem.

No mês de julho, os alunos ainda têm a oportunidade de vivenciar o mundo corporativo em um estágio de férias. Essa experiência prática permite que eles apliquem o conhecimento adquirido e entendam como suas habilidades se traduzem no mundo real.

Projetos do Primeiro Ano - Uma Experiência Unificada

Um dos destaques do primeiro ano é que os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Engenharia de Software estudam os mesmos conteúdos nos quatro módulos, que se dividem da seguinte forma:

Módulo 1 – Desenvolvimento de Jogo Digital

Os alunos mergulham em algoritmos, técnicas de programação e experiência do usuário. Eles exploram a engenharia de requisitos e testes, criando um jogo digital que deve ser desafiador e criativo.

Módulo 2 – Elaboração de Aplicação para Ambiente Web

Aqui os alunos imergem na engenharia web, abrangendo tanto o frontend quanto o backend. Eles desenvolvem habilidades em projeto e análise de sistemas, além de trabalharem com bancos de dados. O resultado é uma aplicação web funcional.

Módulo 3 – Construção de Lógica para Predição com Inteligência Artificial

O terceiro módulo leva os alunos a explorarem os princípios da aprendizagem de máquina, modelos preditivos e análise de dados. Eles desvendam os segredos da inteligência artificial, preparando-se para os desafios do futuro.

Módulo 4 – Prototipação de Solução para IoT (Internet das Coisas)

Hora de mergulhar na arquitetura de computadores e sistemas operacionais e explorar circuitos eletrônicos e redes de computadores. Aqui os alunos constroem protótipos de soluções para a IoT.

Para quem quiser mais sobre os protótipos criados pelos nossos alunos do primeiro ano, é só acessar o nosso site. Lembrando que todos os projetos criados são códigos abertos e estão disponíveis para download no site do Inteli. Além de portfólio para alunos e professores, os protótipos podem ser usados por qualquer outra organização/ pessoa física. 

O primeiro ano no Inteli é uma jornada incrível, repleta de desafios e oportunidades de aprendizado. À medida que nossos alunos se adaptam, exploram e criam, estamos moldando as futuras lideranças de profissionais de computação.

Compartilhe:

Mais artigos publicados